quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Teoria da comedia

Segundo a teoria da informacao, uma mensagem contem tanto mais informacao quanto menos provavel for o conteudo da mensagem. Por exemplo, a mensagem "hoje vai chover no Porto" contem muito menos informacao do que a mensagem "hoje vai nevar no Porto", simplesmente porque e muito menos provavel nevar no Porto do que chover no Porto.

Acho que se pode extrapolar esta teoria para a comedia: uma mensagem comica (anedota, rabula, piada, etc) tem tanto mais graca, quanto menos provavel for o contexto ou situacao em que acontece.

A comedia funciona sempre que toca em pontos, donde o nosso pudor, moral, decencia ou sensibilidade nos afasta. Para isso tem de ser subversiva, negra, bizarra, indecente, depravada e moralmente condenavel.

Nao e so assim que a comedia funciona, mas tambem, e os Whitest Kids U' Know (a minha metadona de Gato Fedorento pre-magazine) sao um exemplo:





terça-feira, 1 de setembro de 2009

Redes moveis

Perdi o telemovel e tenho de comprar um novo. Estive a rever a materia dos "GPRSs e 3Gs", porque ja nao me lembrava de nada. Fica aqui uma tabela (altamente simplificada) para ajudar quem esteja na mesma situacao:





































GeracaoStandardVelocidade (kbyte/s)
1GTACS*
2GGSM1,8
2.5GGPRS7,2
2.75GEDGE29,6
3GUMTS48
3.5GHSDPA1800


* Rede analogica
Nota: Em termos de infraestrutura fisica de redes moveis ("antenas") existem apenas 3 geracoes. As geracoes X.Y correspondem a evolucoes dentro da geracao X, que nao implicam alteracoes na rede fisica.


E evidente o salto em termos de velocidade para o 3.5G, por isso se quiserem andar na net (em sitios em que nao ha wi-fi!) a velocidades decentes, ja sabem..

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

microsoft limpa yahoo

ate ha pouco tempo a ms andava a nanar no mercado da publicidade online (motores de busca, que e onde se fazem os big bucks), mas acordou e com vontade de partir tudo. vou tentar resumir cronologicamente o q se passou (resumo esburacado e impreciso, mas fica a ideia):
  • google no top, yahoo em 2, ms de fora (praticamente)
  • ms lanca live search
  • live search n tem sucesso
  • ms tenta comprar yahoo
  • yahoo recusa
  • ms desenvolve bing, tecnologicamente superior a yahoo
  • ms conquista em pouco tempo quota de 10%
  • ms renogoceia com yahoo e consegue uma parceria, em q a ms controla a parte tecnologica e a yahoo controla a parte comercial
  • parceria resulta numa quota de 30%
  • o controlo da tecnologia coloca a ms numa posicao dominante
  • e facil de prever q a longo prazo a yahoo vai desaparecer

segundo ataque da ms a yahoo, pq?
  • google tem 65%
  • ms tem de aumentar rapidamente a sua quota para haver a min. hipotese de competicao
  • poder da marca yahoo e respectiva quota (20%)

yahoo cedeu, pq?
  • a quota estava em declinio
  • yahoo passou a ser o player com a pior tecnologia entre os 3
  • o investimento em reforcar a tecnologia seria enorme

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Abertura facil

Nao existe, por muito que os pacotes de leite nos tentem convencer do contrario. E porque?

Uma abertura e antes de mais uma fechadura. A resposta esta no antagonismo entre abertura e fechadura. Uma fechadura, que cumpra a sua funcao, nunca podera ser de abertura facil.

Ca esta, mais um daqueles enigmas que tira o sono a tanta gente, tão elegantemente desmontado. De nada, de nada..

chanPion despejado

No sentido de manter o bom ambiente neste espaco de reflexao, foi deliberado o despejo de chanPion, que passou para aqui.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Se não os podes vencer...

...torna-te concorrente deles!


É o que afirma Matt Mason neste artigo sobre pirataria na Internet, do qual transcrevo a seguinte passagem:
"when pirates enter our market spaces, we have two choices. We can throw lawsuits at them and hope they go away. Sometimes this is the best thing to do. But what if those pirates are adding value to society in some way?... In these cases, what pirates are actually doing is highlighting a better way for us to do things; they find gaps outside the market, and better ways for society to operate. In these situations the only way to fight piracy is legitimise and legalise new innovations by competing with pirates in the marketplace."

Isto já foi feito pela indústria discográfica e com enorme sucesso, vejam-se os exemplos do iTunes ou do amazon (que também já vende MP3). Não percebo porque é que a indústria cinematográfica, por exemplo, reluta em se render às evidências.

Acredito que boa parte das pessoas que fazem "downloads ilegais" ficam de má consciência por usufruírem dum trabalho, pelo qual não pagaram. Isto significa que muitos dos "piratas" não são pessoas sem escrúpulos, mas sim pessoas que optaram por um "serviço" que oferece claras vantagens em comparação com os meios legais. Destaco algumas dessas vantagens:
  • Nada de deslocações a centros comerciais ou encomendas pela Internet;
  • Rapidez (em poucas horas se completa um download);
  • Conteúdos são transferidos para o computador, em vez de termos mais uns trambolhos (CDs, DVDs, Blu-rays, etc) para arrumar.
A indústria vai ter de começar a fazer concorrência à pirataria pela Internet, adoptando um serviço de distribuição com estas características. Poderiam até ir mais longe e lançar um serviço de pay-per-view por streaming. Ainda seria mais instantâneo do que os downloads e poupava-nos espaço em disco. Seja como for, temos de passar rapidamente à era dos "downloads legais".

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Em Portugal, hoje em dia

Se começa as suas frases por "Em Portugal, hoje em dia", é com pesar que lhe transmito, que padece de provincianismo. Isto, segundo a definição pioneira de provinciano:

"Aquele que só conhece o seu próprio espaço e o seu próprio tempo."

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Palavras monógamas

As palavras são por natureza promíscuas, porque acasalam umas com as outras, naquilo a que se designa pudicamente de "frases ou expressões". Temos a agradecer ao jornalismo e à política a perpetuação de algumas palavras na monogamia. Homenageio aqui algumas dessas palavras:

  • acidente aparatoso
  • crime hediondo
  • quantia avultada
  • erro clamoroso
  • questão premente
  • afirmação peremptória
  • tema fracturante
  • acérrimo defensor
  • rejeitar liminarmente
  • recebido(a) em apoteose
  • âmago da questão

De notar que estas palavras se mantêm fieis, apesar do sobejo cafajestismo dos seus parceiros. "Aparatoso", por exemplo, é uma palavra totalmente devota a "acidente", mesmo sabendo que "acidente" anda metido com "grave", com "vascular", com "nuclear" e por aí fora. É uma atitude de salutar!

Desnudar

Na senda das questões incontornáveis, mais uma: Se descascar é largar a casca, desnudar não deveria ser largar a nudez?

Pois é precisamente o contrário, e é por isso que não posso deixar de manifestar o meu desagrado (aqui já está bem) perante o "que é o" (à sindicalista) total desrespeito (bem) pelo significado dos prefixos! Andam a perder tempo com acordos ortográficos em vez de se dedicarem à semântica, os malandros..

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Problemas em cadeia

A viatura vermelha vê a viatura verde parada no meio da faixa e contorna-a mandando-se para a outra faixa. Em sentido contrário, circula a viatura azul pacificamente na sua faixa. Para evitar um choque frontal com a viatura vermelha, desvia-se bruscamente embatendo num muro. A viatura azul fica seriamente danificada. O seu proprietário gasta bom dinheiro na sua reparação, cortando no seu orçamento para cervejas e tremoços. A taberna da zona de residência do proprietário ressente-se nos lucros. O taberneiro, de mal com o negócio, começa a bater na sua mulher. A mulher foge de casa com a filha. A filha, perante a ausência da sua figura paternal, envereda pelo mundo da droga.


Se é verdade que o mundo seria um sítio melhor se as pessoas fizessem favores em cadeia, penso que é sensato afirmar que também o seria se as pessoas não causassem problemas em cadeia. Bastaria seguir-se a moral da história das viaturas:

"Não mandes os problemas da tua faixa para a faixa dos outros."

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Desfalecer

Para não fugir às questões que assolam o nosso mundo: Se falecer = morrer, então desfalecer não deveria ser = ressuscitar? Fica a cosseguinha no córtex.

Guiça

Numa semana em que me tenho dedicado à mandriice, impôs-se-me a seguinte questão: O que significa guiça? Se a preguiça é o que precede a guiça, então a guiça só pode ser trabalho.

- Vai trabalhar!
- Já vou..



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Oops vs. Android

O "Oops" nas mensagens de erro do Google resulta. Dá muito menos vontade de encher a mala ao computador quando se lê "Oops" do que quando se lê "Error". O "Oops" dá a ideia que o sistema é de tal maneira humano que até erra. Quase que apetece responder: "Deixa lá, todos nós temos dias assim..".

Em oposição a este espírito humano e sociável, está isto:




Esta imagem berra "geek only". Com coisas deste género e durante muito tempo, o g33k afastou o civil da informática. Esse tempo acabou e a Google faz parte da nova era, embora ainda apareçam destas reminiscências.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Sósias?

Normalmente, quando se diz que alguém é parecido com outro alguém, obtém-se uma destas reacções:

1) "Txiiiiiii não tem nada a ver!";
2) "Dá p'ra ver onde possas encontrar semelhanças..", em tom condescendente.

De qualquer maneira, vou tentar a minha sorte:



Leandro Lima vs. Lee Evans


Secalhar são só as orelhas, mas sempre que vejo o Leandro lembro-me desta cena do Doidos por Mary:

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Indignação de um sostra

No Inverno, às 6 da tarde já é noite! Um fulano quer ir mandar uma corridinha, ou o raio que o valha, e já não há luz..

Hoje acordei suicidamente cedo e reparei que às 8 da manhã já há luz. Quer dizer, numa estação em que as poucas horas de luz deveriam ser semiticamente geridas, são desperdiçadas com os maricones que acordam às 8 da manhã.. Uma bargonha!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Citação tiro no pé

"A facility for quotation covers the absence of original thought."
- Dorothy L. Sayers

Previsões económicas

A propósito das sucessivas revisões das previsões económicas, dos orçamentos rectificativos suplementares (larga o lápes, Zé!), considere-se esta citação:
"In preparing for battle I have always found that plans are useless, but planning is indispensable."
- Dwight David Eisenhower
Adaptando-a às previsões económicas:
"As previsões económicas revelam-se sempre inúteis, mas fazê-las é indispensável."

Questão de personalidade

O pion actual quer fazer troça do pion de há quase um ano, por causa da estrelinha. O pion de há quase um ano responde que escolheu aquilo "a gozar", deixando o pion actual sem margem de chacota.


alguém cheio de moral: Pessoas que estão sempre "a gozar", ou estão sempre a dizer que estão "a gozar", não têm personalidade ou têm medo de a afirmar!

pion de há quase um ano: 'Tá bem.. Curto estrelinhas..

pion actual: Oh estrelinha queres cometa?

Como as pessoas mudam

É-me difícil de conceber como é que há quase um ano (algum tempo, mas não muito) escolhi este layout. Estrelinha e tudo.. Secalhar foi a gozar, já não me lembra, esqueceu-me..

As Lurdes são burras

Tal mãe tal filha, não é? Já sei que é tal pai tal filho, mas que se f... Muita gente acha que é injusto julgar uma pessoa pelo nome. Estou em desacordo. Acho que só uma pessoa burra pode chamar Lurdes à sua filha. Voltando à primera frase se explica a afirmação do título desta posta, que por uma nesga não é um ano mais velha do que a primeira..